Autor(a) | Sue Monk Kidd |
Editora | Editora Paralela |
Páginas | 519 |
Ano | 2022 |
Gênero | Ficção histórica |
Nota/estrela | 5 ⭐ |
Compre | Amazon |
Recebi esse livro no kit de março de 2022 da TAG Inéditos e com certeza foi uma das melhores leituras que fiz nesse mesmo ano.Foi uma história que me prendeu desde a primeira página.
Sinopse
“Meu nome é Ana. Fui esposa de Jesus.”
Ana sempre soube que seu destino ultrapassa as fronteiras do limitado espaço destinado às mulheres na Galileia do século I. Nascida em uma rica família de Séforis, ela é rebelde e ambiciosa, dotada de um espírito ousado e uma voz que anseia por ser ouvida.
Desafiando as regras da época, Ana estuda e escreve narrativas secretas sobre mulheres silenciadas ao longo da história. Quando conhece Jesus, encontra nele um raro estímulo para seu intelecto e também uma faísca capaz de despertar seu coração.
Depois de casados, Ana passa a viver com a família dele em Nazaré, onde o cotidiano doméstico sufoca seus desejos e a truculenta resistência ao domínio romano ameaça a tranquilidade de sua vida conjugal.
Pouco antes de Jesus começar seu ministério público, um ato de rebeldia força Ana a fugir para Alexandria, no Egito. Lá, ela encontra refúgio e propósito ― mas é apagada da história de seu grande amor.
Amparado em meticulosa pesquisa histórica, O livro dos anseios é a narrativa de uma mulher que busca realizar seus sonhos mais profundos e atingir o potencial que tem dentro de si, enquanto vive em uma época, uma cultura e um lugar determinado a calá-la a qualquer custo.
Resenha
A história de Ana é daquelas que fogem do comum. Ela esconde da mãe o fato de saber ler e escrever, mantendo seus estudos em segredo. A gente acompanha a trajetória dela pelos relatos da Kidd, enquanto ela enche os papiros com histórias sobre as mulheres da Bíblia e suas observações sobre a vida ao redor. O encontro com Jesus dá uma guinada na história dela, mostrando não só quem é o tal Jesus, mas dando destaque à própria Ana.
“Já fazia muito que eu sabia ler e escrever, e possuía uma habilidade incomum de transformar palavras em histórias, de decifrar idiomas e textos, de compreender significados ocultos, de manter ideias opostas na cabeça sem que houvesse conflito”
A narrativa mistura a vida de Ana com os acontecimentos da época, mostrando bem o rolo político na Galileia. Jesus, mesmo sendo mais um coadjuvante, se destaca por tratar Ana de boa, indo contra as regras da sociedade machista da época.
A Kidd usa partes da Bíblia de um jeito esperto, como quando Jesus salva Ana de ser apedrejada por uma acusação sem pé nem cabeça. E esse título “O Livro dos Anseios” não é à toa, ele tem dois lados: fala dos desejos e também das aflições que Ana vive, coisas que atravessam as gerações.
“Por anos, sempre que eu recordava sua resposta, experimentava o mesmo choque que senti naquele dia. “Porque você é mulher. Ana.Este é o Pátio das Mulheres. Não podemos ir além.” Foi assim que eu descobri que Deus havia relegado meu sexo à periferia de praticamente tudo.”
Jesus casado
Imaginar Jesus casado é um daqueles temas que já virou figurinha carimbada na ficção, agora, e se Jesus tivesse mesmo uma esposa, uma mulher forte e à frente do seu tempo? Essa é a proposta ousada de Sue Monk Kidd em “O Livro dos Anseios”. A autora nos leva por uma jornada incrível pela Palestina dos tempos de Cristo, mas com um foco claro em uma personagem fascinante, Ana.
A autora nos avisa logo de início que não estamos prestes a ler uma adaptação bíblica. Jesus é aqui um personagem secundário, quase uma nota de rodapé na rica história de Ana. A narrativa se concentra em como ela construiu sua vida em meio às limitações impostas às mulheres naquela época.
“Nós, mulheres, mantemos nossas intimidades em lugares trancados em nossos corpos. Elas são nossas e podemos abandoná-las quando escolhemos.”
No decorrer da trama, Ana encontra Jesus, um homem humanizado, longe das construções religiosas. Kidd se concentra no cotidiano de Jesus, em sua rebeldia contra as imposições sociais e na política mais do que nas promessas religiosas.
O casamento dos dois muda o rumo da história, com altos e baixos até o inevitável desfecho na crucificação de Jesus. Ana é apagada dos registros, mas a história dela é a verdadeira estrela.
“O Livros dos Anseios é um livro incrível! O fato de ter a Ana como protagonista e Jesus estar apenas à luz da história, me prendeu muito. Chorei em vários momentos, sofri com a Ana, me encorajei com ela, me senti em apuros e destemida em vários momentos da história. Simplesmente um 5 estrelas sem dúvida alguma
Sobre a autora
Sue Monk Kidd reside nas proximidades de Charleston, na Carolina do Sul. Seu romance de estreia, “A Vida Secreta das Abelhas”, permaneceu por mais de um ano e meio na lista de best-sellers do New York Times e foi adaptado para o cinema em 2008.
Seu segundo romance, “A Cadeira da Sereia”, conquistou o topo da lista de mais vendidos do New York Times, recebeu o prêmio Quill de 2005 na categoria de melhor obra de ficção e foi adaptado para um filme de TV.